Sobre o Portal do Servidor

O Portal do Servidor é um sítio eletrônico que possibilita aos servidores e demais clientes da área de Recursos Humanos do Governo de Minas Gerais, obterem informações e documentos para iniciar ou completar transações de RH, além de encontrar perguntas e respostas sobre os serviços oferecidos pela área.

O Portal do Servidor disponibiliza dois tipos de informações sobre a vida funcional do servidor público estadual: informações de caráter pessoal e informações gerais que são importantes ao servidor. As informações de caráter pessoal são os dados pessoais, funcionais e financeiros de cada servidor público, referentes àquilo que as áreas de recursos humanos de cada órgão e entidade registram no SISAP (Sistema de Administração de Pessoal do Estado de Minas Gerais). Já as informações gerais são àquelas úteis à vida funcional dos servidores públicos, como formulários importantes, calendário de pagamento, informações sobre direitos, deveres e benefícios, entre outras.

As ferramentas de autosserviço, são o futuro do RH! Essas ferramentas permitem que os profissionais possam gerenciar suas informações e transações em um ambiente web, sem a necessidade de papel. A principal vantagem, é que o autosserviço é uma forma eficiente de coletar as mudanças na vida funcional das pessoas que trabalham em uma organização, principalmente quando existe muita dispersão geográfica.

Atualmente o Portal do Servidor disponibiliza os seguintes autosserviços:

  • Emissão de Contracheque
  • Validação de Contracheque
  • Margem de Consignação
  • Emissão de DAE previdenciário
  • Informe de Rendimentos
  • Consulta Avaliação de Desempenho
  • Consulta Revisão de Posicionamento
  • Alterar Dados Pessoais
  • Consultar Dados Funcionais

Os servidores têm acesso aos seus dados pessoais, os quais estão cadastrados pelo seu setor de Recursos Humanos, como nome, data de nascimento, endereço, entre outros. Assim, os servidores podem verificar se essas informações estão corretas. Além disso, os servidores têm acesso a informações sobre instituição de lotação, instituição de exercício, quinquênios, movimentações, afastamentos, histórico funcional, férias prêmio, férias regulamentares e ao contracheque mensal. É importante frisar que o servidor é o responsável por manter suas informações atualizadas. Caso seja necessário atualizar alguma informação ele deve procurar a sua Unidade de RH e solicitar a regularização.

 

Não. O acesso as suas informações pessoais, funcionais e financeiras se dará apenas por meio do uso da sua senha pessoal. Por isso, é importante que você guarde sua senha com cuidado, não a anote em papéis ou revele-a à outras pessoas.

 

 As informações sobre dados pessoais, funcionais e financeiros foram extraídas do Sistema de Administração de Pessoal do Estado de Minas Gerais – SISAP. Esse sistema armazena todas as informações sobre a vida funcional dos servidores do estado e também é responsável pelo cálculo dos vencimentos. Ele é alimentado pelo Setor de Recursos Humanos ao qual o servidor está vinculado, com base nas pastas funcionais.

 

Não. Como as informações sobre os dados pessoais, funcionais e financeiros dos servidores são extraídas do Sistema de Administração de Pessoal do Estado de Minas Gerais – SISAP – apenas os servidores cujos setores de Recursos Humanos fazem uso desse sistema é que podem consultar a essas informações. Portanto, não tem acesso a essa área do Portal os servidores vinculados à Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, ao Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais, ao Instituto de Previdência dos Servidores Militares do Estado de Minas Gerais -IPSM-, às Empresas Públicas, aos pensionistas do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais –IPSEMG e alguns ex-servidores desligados do serviço público estadual antes do ano de 2000 e que não constam no SISAP.

 

Não. Como as informações sobre os dados pessoais, funcionais e financeiros dos servidores são extraídas do Sistema de Administração de Pessoal do Estado de Minas Gerais – SISAP – apenas os servidores cujos setores de Recursos Humanos fazem uso desse sistema é que podem consultar a essas informações. Portanto, não tem acesso a essa área do Portal os servidores vinculados à Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, ao Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais, ao Instituto de Previdência dos Servidores Militares do Estado de Minas Gerais -IPSM-, às Empresas Públicas, aos pensionistas do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais –IPSEMG e alguns ex-servidores desligados do serviço público estadual antes do ano de 2000 e que não constam no SISAP.

 

Está disponível, no Portal do Servidor, na área de “Serviços”, a funcionalidade “Alterar dados pessoais”, onde é possível alterar endereço, e-mail pessoal e telefone. Para realizar qualquer uma dessas alterações acesse a opção “Alterar dados pessoais” no menu esquerdo do Portal, na área de “Serviços”. Para alterar os demais dados o servidor deverá procurar, pessoalmente, sua unidade de recursos humanos e solicitar a correção.

 

Não necessariamente. O servidor deve procurar o Setor de Recursos Humanos ao qual está vinculado e verificar o dado constante no SISAP. O Portal apenas reflete os dados registrados nesse sistema.

 

Não necessariamente. O servidor deve procurar o Setor de Recursos Humanos ao qual está vinculado e verificar o dado constante no SISAP. O Portal apenas reflete os dados registrados nesse sistema.

 

 

 

 

Sobre o Cadastro de senha

Para cadastrar a senha, o servidor deverá acessar a opção SENHA DE ACESSO no menu lateral esquerdo do Portal. Em seguida selecionar a opção CADASTRAR SENHA, preencher todos os campos solicitados e clicar em GRAVAR. Em seguida será apresentada a mensagem de confirmação do cadastro: SENHA CADASTRADA COM SUCESSO.

Caso deseje alterar a senha clique na opção MUDAR SENHA. Em seguida, preencha os dados solicitados, clique em ENTRAR e em GRAVAR. Em seguida será apresentada a mensagem de confirmação da alteração: SENHA ALTERADA COM SUCESSO.

Caso haja dúvida, clique aqui e acesse o Passo a Passo para solicitar identificador, cadastrar e alterar senha, com todas as orientações para o serviço.

O número do identificador é uma sequência de números aleatórios, utilizado para efetuar o cadastramento ou recuperação de senha de acesso aos serviços oferecidos pelo Portal do Servidor.

O número do identificador é uma medida de segurança para o acesso e cadastramento da senha. Sua adoção garante maior segurança e confiabilidade de acesso ao usuário. Apenas de posse do número do identificador o servidor é capaz de efetuar o cadastramento da senha para acessar as funcionalidades do Portal do Servidor. O número é individual e deverá ser guardado em local seguro. Jamais forneça ou informe o número a terceiros.

ATRAVÉS DO E-MAIL

Visando uma maior comodidade para o servidor o portal possibilitou para o servidor receber o número de identificador por e-mail, para isso basta que o servidor tenha um e-mail pessoal cadastrado no SISAP (Sistema de Administração de Pessoal).

Para cadastrar seu e-mail no SISAP, o servidor deve se dirigir a sua unidade de recursos humanos e informar um e-mail pessoal para o registro.

Caso o servidor tenha seu e-mail cadastrado, basta que o mesmo escolha a opção SENHA DE ACESSO no Portal do Servidor, www.portaldoservidor.com.br, e, em seguida, selecione a opção SOLICITAR IDENTIFICADOR no Portal do Servidor, e informe o MASP e o CPF. O identificador será enviado imediata e automaticamente ao e-mail pessoal cadastrado no SISAP.

SE O SERVIDOR CADASTROU SENHA E ESQUECEU A SENHA CADASTRADA:

Nos casos em que o servidor já realizou o cadastro de senha no Portal do Servidor e perdeu o identificador, ele deverá solicitar novo número do identificador na página do Portal do Servidor na opção SENHA DE ACESSO -> SOLICITAR IDENTIFICADOR. Após efetuar a solicitação, o número será enviado no e-mail pessoal cadastrado no SISAP.

Para solicitar um novo número do identificador, acesse a página do Portal do Servidor e clique na opção SOLICITAR IDENTIFICADOR. Preencha os dados solicitados e depois clique em SOLICITAR.

O número do identificador é enviado para o endereço de e-mail que deve estar cadastrado junto ao Sistema SISAP. A área responsável por este cadastramento é a Unidade de Recursos Humanos do Órgão de origem do servidor. Com o número do identificador em mãos, o servidor deverá cadastrar uma senha pessoal para ter acesso ao Portal do Servidor.

Na opção SERVIÇOS, clique na opção SENHA DE ACESSO, em seguida CADASTRAR SENHA, onde você deverá informar o seu Número do Identificador, o MASP (com os 8 números, inclusive o dígito, sem ponto nem traço), CPF (sem ponto nem traço), a Data de Nascimento (DD/MM/AAAA) e uma senha com seis algarismos.

Caso haja dúvida, clique aqui e acesse o Passo a Passo para solicitar identificador, cadastrar e alterar senha, com todas as orientações para o serviço.

 

 

Sobre o Informe de rendimentos

O informe de rendimento ano/base 2014 será disponibilizado a partir do dia 01/02/2015.

Você poderá obtê-lo das seguintes formas:

  • No Portal do Servidor na opção INFORME DE RENDIMENTOS – Clique aqui e veja o Passo a Passo para Acessar o Informe de Rendimentos (Link do arquivo: "link para PDF")
  • Nas diversas Unidades de Atendimento Integrado (UAI);
  • Em seu Departamento de Pessoal, Unidade de Recursos Humanos, Metropolitana de Ensino, e/ou Superintendência Regional de Ensino (SRE), do seu órgão de origem/lotação;
  • E ainda, nas Coordenadorias Regionais da SEPLAG - Clique aqui e veja os endereços;

Não. O informe de rendimentos não será enviado, através dos Correios, para os servidores ativos, aposentados e pensionistas especiais de Minas Gerais. O documento deverá ser obtido conforme esclarecido no item anterior.

Todas as dúvidas relacionadas às informações disponibilizadas no Informe de Rendimentos deverão ser sanadas no seu Departamento de Pessoal, em sua Unidade de Recursos Humanos, Metropolitana de Ensino, e/ou Superintendência Regional de Ensino (SRE), do órgão de origem/lotação do servidor.

Para obter os Informes de Rendimentos anteriores a 2008, o servidor ativo, aposentado ou pensionista especial deverá requerer o serviço diretamente em seu Departamento de Pessoal, Unidade de Recursos Humanos, Metropolitana de Ensino, e/ou Superintendência Regional de Ensino (SRE), do órgão de origem ou lotação.

Lembramos que o acesso ao informe de rendimentos através do Portal do Servidor é a forma mais ágil e eficiente. No entanto, caso já tenha realizado todos os procedimentos e não tenha obtido sucesso, informamos que o servidor estadual ativo, aposentado, e pensionista especial de Minas Gerais, ainda pode obter o Informe de Rendimentos através dos seguintes canais:

  • Nas diversas Unidades de Atendimento Integrado (UAI;
  • Em seu Departamento de Pessoal, Unidade de Recursos Humanos, Metropolitana de Ensino, e/ou Superintendência Regional de Ensino (SRE), do seu órgão de origem/lotação;
  • E ainda, nas Coordenadorias Regionais da SEPLAG - Clique aqui e veja os endereços;